TEXTO Nº 33.
Certas necessidades são vitais para o homem. Ninguém pode desconhecer a fome, a sede, o frio, ou o sono. Por isso, o homem planta, veste-se e se abriga. A moradia, depois da alimentação e da água, vem, assim como o vestuário, servir às necessidades primárias do ser humano. Entre a natureza e o homem, a casa se impõe como um abrigo indispensável de intempérie, algo que se pode manejar através de portas e janelas, através de cujos vidros se pode descortinar o panorama sem sofrer dos rigores do frio ou do calor, e onde se pode conciliar o sono reparador sem os inconvenientes da poluição sonora e do perigo.
TEXTO Nº 34.
O problema da orientação profissional, ou seja, do encaminhamento do indivíduo para um trabalho ajustado à sua natureza, é de suma importância para a vida do homem e da sociedade. Uma das causas principais da angústia psicológica do ser humano da atualidade, e do conseqüente desequilíbrio espiritual da sociedade contemporânea, é o trabalho realizado em desacordo com a vocação. Realmente, a atividade profissional não possui apenas o significado econômico e social para a existência do homem, mas também um sentido espiritual, pois que o trabalho se entrelaça com as tendências mais profundas e os mais íntimos motivos da alma humana. O exercício de atividade profissional contrária às aptidões, e aos ideais da personalidade pode acarretar não só o desajustamento social como também o malogro econômico e, muitas vezes, até a derrota espiritual do trabalhador.
TEXTO Nº 35.
Gorjeta Obrigatória, cujo projeto se encontra no Congresso, significa mais um ônus contra o povo já tão sobrecarregado.
O pobre sacrifica suas diversões, deixa de comprar uma roupa, sapatos; mas deixar de comer, ainda que mal, não e possível. Cada qual é que sabe quando pode ou não dar gorjeta.
No momento querem 10%, amanhã estarão reivindicando 20%, 30%. Hoje são os garçons, amanhã serão as demais classes prestadoras de serviços a reivindicar as mesmas regalias.
Alega-se que o sistema existe alhures. E nós com isso? Em quantos outros países não existe? Já contaram?
Dizem que a gorjeta obrigatória virá melhorar a aposentadoria dos beneficiados. À nossa custa? E a nossa, quem a beneficia? No meu modo de entender esse projeto é nocivo ao bem público, pois que sua meta é despir um santo para vestir outro. Acho que se o mesmo passar no Congresso, ao Sr. Presidente caberá vetá-lo. É o que a consciência nacional espera.
TEXTO Nº 36.
Telefonema, como as palavras originárias do grego, terminadas em ma - teorema, fonema, grama (peso) etc. - é substantivo masculino - o telefonema; um telefonema etc. Um telefonema DDI, para a Califórnia, não demora mais de três minutos! Para uns poucos autores, no entanto, essa palavra é comum de dois gêneros. Como se sabe, o telefone foi inventado pelo físico americano Graham Bell, em 1876.
Aquela pecinha, parecida com prego, sem ponta, e geralmente de alumínio, usada para tapar buracos em panelas, bacias etc., chama-se rebite. Arrebite é forma errada.
INFRINGIR E INFLIGIR. Tão fácil é o significado dessas duas palavras que, no frigir dos ovos, qualquer um pode ter dissipadas dúvidas eventuais. Infringir é violar, desrespeitar etc.; infligir é cominar, aplicar pena, repreender etc. Cuidado, pois, para não infringir as regras ortográficas, ao grafar tais palavras. O castigo, que lhe será infligido, virá em forma de crítica...
TEXTO Nº 37.
O Banco Central do Brasil não é sociedade anônima. É uma entidade ligada diretamente ao Ministério da Fazenda. Pertence integralmente ao Governo Federal.
O Banco Central não possui clientes. Não empresta, não recebe em depósito. Não é um banco comercial.
Tem finalidade normativa, isto é, ele é que cria a regulamentação para todas as operações e serviços das Instituições Financeiras e fiscaliza.
Por Instituição Financeira entende-se banco, casa bancária, financeiras, caixas econômicas, cooperativas de crédito etc. É também um banco emissor, ou seja, emite e controla o dinheiro em circulação.
TEXTO Nº 38.
OLFATO
A sensação de cheiro fica gravada no cérebro. Podemos, portanto, distinguir o cheiro de diferentes substâncias. Para isso, precisamos aproximar essas substâncias do nariz, pois é nele que se localiza o receptor externo do olfato, sentido responsável pela sensação do cheiro. A membrana que reveste a parte interna do nariz chama-se PITUITÁRIA.
Os estímulos provocados pelos diferentes cheiros são conduzidos do nariz até o cérebro por meio de um nervo (nervo olfativo).
O cheiro de um alimento este ligado ao seu gosto e reciprocamente. A prova disso é que, quando estamos resfriados com as narinas obstruídas, não sentimos o mesmo gosto dos alimentos.
TEXTO Nº 39.
A constituição de 1934, dispondo sobre o trabalho assalariado, deu o primeiro passo para o aparecimento da legislação trabalhista em nosso País.
Somente em 1943 é que apareceria, através do Decreto Lei nº 5452, de 1º de maio, a Consolidação das Leis do Trabalho–CLT, que até hoje rege as relações entre empregados e empregadores.
Dentre as mais importantes conquistas dos trabalhadores, inscritas na CLT, figuram as seguintes: salário-mínimo, salário família, férias, jornada de trabalho de oito horas.
A CLT regulamenta o trabalho da mulher e do menor, permite contratos individuais ou coletivos de trabalho e reconhece as organizações sindicais, orientando-se sempre os seus dispositivos no sentido da maior justiça social.
TEXTO Nº 40.
Neste ab, c não dá... Veja se não esquece! Na palavra abscesso, depois do ab, vem s... A grafia de abscesso (não abcesso) repousa em razões etimológicas - latim, abscessu.
Não diga a cores (já que, também, não diria a preto e branco). Filme em cores e televisão em cores, são as formas corretas. Ex.: O televisamento em cores é bem mais perfeito; prefiro os filmes em cores; mostram as coisas como são etc.
Não hesite ao aplicar terraplanagem ou terraplenagem. Ambas são formas corretas.
Insignificância, frivolidade etc., têm, dentre outros, como sinônimo, bagatela, nunca bacatela, como se escreve freqüentemente. Ex.: Carros grandes, com o aumento da gasolina, estão custando uma bagatela etc.
Falando ou escrevendo desenteria ou desinteria, você poderá provocar cólicas em quem o ouvir ou ler... Embora poucos o empreguem, disenteria (disentérico etc.) é a forma correta.
TEXTO Nº 41.
Euclides, que pertenceu à Escola de Alexandria, tornou-se notável graças aos seus famosos "ELEMENTOS", no qual expôs com grande lógica tudo quanto conhecia sobre a matemática.
Este tratado é formado de 13 livros com 372 teoremas e 93 problemas e até hoje, depois de 2000 anos, é considerado por muitos como a melhor introdução ao estudo da matemática. Pode-se afirmar que, na Geometria, essa obra representa "o livro de consulta universal", pois a Geometria que ainda hoje se estuda no curso secundário, baseia-se nesta grande e imortal obra de Euclides.
Este Matemático famoso teve como discípulo o rei Ptolomeu, que reconhecia o enorme valor de Euclides e, por essa razão, queria aprender alguma coisa da maravilhosa ciência que o mesmo com tanta clareza ensinava. Porém, não dispondo de tempo, nem paciência para fazer um curso regular, perguntou ao mestre se não existia um caminho mais fácil do que o indicado no seu tratado. A resposta dada por Euclides tornou-se histórica: "Majestade, no mundo existem facilidades a serviço do rei, porém, na Matemática, só existe um método para todos”.
TEXTO Nº 42.
Inicialmente dominavam os indígenas toda a área de colonização. Depois, quando chegaram os negros, deslocaram-se os indígenas para o interior, mas conservaram-se, predominantemente, nas áreas de extrativismo e pastoreio, vale dizer, na floresta amazônica, nos campos do planalto central e nas caatingas do nordeste.
Os negros foram localizados nas zonas agrícolas e mineradoras, preponderando nas faixas litorâneas e mineradoras, notadamente na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Ate o recenseamento de 1890, a população branca era minoritária. Distribuía-se o elemento branco por todo o território nacional, mas predominava em todo o sul e nas áreas urbanas.
TEXTO Nº 43.
Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem. A oração é o íntimo sublimar-se d'alma pelo contato com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo, onde labutamos.
O indivíduo que trabalha, acerca-se continuamente do Autor de todas as coisas, tomando na sua obra uma parte, de que depende também a dele.
Quem trabalha está em oração ao Senhor. Oração pelos atos, ela emparelha com a oração pelo custo. Nem pode ser uma ande verdadeiramente sem a outra. Não é trabalho digno de tal nome do mau, porque a malícia do trabalhador o contamina. Não e oração aceitável a do ocioso, porque a ociosidade a dessagra. Mas, quando o trabalho se junta à oração, e a oração com o trabalho, a segunda criação do homem (a criação do homem pelo homem) semelha às vezes, em maravilhas, a criação do homem relo divino criador.
TEXTO Nº 44.
Um escularápio foi chamado para tratar de uma rica senhora que sofria de catarata. Sendo, porém, desonesto, o nosso querido amigo, sempre que ia visitar a rica velha, furtava-lhe um objeto precioso. Quando acabaram os objetos preciosos, ele começou, despudoradamente, a levar-lhe também os móveis, um a um.
Afinal, certo dia, não tendo mais o que roubar, deixou de visitar a velha. Mas não contente com isso, sapecou-lhe em cima uma conta terrível, capaz de abalar mesmo a fortuna do mais rico catarático. A velha protestou, dizendo que não pagava, e a coisa foi para o Tribunal. E foi no tribunal que a velha declarou o motivo de sua recusa em pagar. Disse: “Não posso pagar a conta do senhor esculápio, do doutor médico, porque eu estou com a vista muito pior do que quando ele começou a me tratar. No início do tratamento eu ainda via alguma coisa. Mas, agora, não consigo enxergar nem os móveis lá da sala."
TEXTO Nº 45.
Se, numa prova, concurso etc., aparecerem drágea e dragéia, não engula a primeira... Do francês, dragée, a forma dragéia é mais do que viável, sob o ponto de vista etimológico.
Às 5 para as 7; saí às 10 para as 6 etc., são formas completamente inaceitáveis, pelo absurdo que encerram. É certo dizer, saí às 10 minutos para as 6?! Por acaso é válida a forma: Ela partirá às 5 para as 4?! Basta observar que 5, 10 etc., referem-se a minutos. Aos 5 minutos; aos 10 minutos etc. Escreva, portanto: Aos 5 para as 7; saí aos 10 para as 6; o avião partirá aos 15 para as 9 etc.
Fixar, é colar, pregar, firmar etc., alguma coisa, em algum lugar. Afixar, refere-se a avisos, cartazes, editais, convites etc. Ex.: O carpinteiro fixou o armário na parede; o juiz mandou afixar o edital no quadro de avisos; o cartaz foi afixado no tapume etc. Para fixar as explicações deste item, basta afixá-las na tela prodigiosa da imaginação...
TEXTO Nº 46.
ACEITE
O aceite é o ato pela qual o devedor, ou sacado, reconhece a existência da dívida, obrigando-se a pagá-la em seu vencimento.
O aceite é passado mediante a assinatura do sacado no anverso (frente) do documento, no espaço em branco à esquerda.
O aceite pode ser completo ou restrito. Ele é completo, quando o aceitante declara “aceito”, datando e assinando de próprio punho. É restrito, quando o aceitante não concorda com qualquer das condições do titulo.
O aceite, uma vez firmado, não pode ser cancelado nem retirado.
A falta ou recusa do aceite prova-se pelo protesto.
TEXTO Nº 47.
Sendo invisível e perfeitamente transparente, o ar pode ser percebido através dos seus efeitos, por exemplo quando estiver em movimento (ventos).
Possui duas propriedades: a compressibilidade e a elasticidade. Por exemplo: se puxarmos o embolo de uma seringa de injeção tapando a abertura da seringa, ao empurrarmos o embolo seu volume será bastante diminuído (compressibilidade). Ao soltarmos o embalo ele volta à posição inicial, expandindo-se, voltando a ocupar o volume anterior (elasticidade).
O ar ocupa, portanto, um lugar no espaço pesando por litro cerca de 1,3 g. O ar atmosférico é composto de uma mistura de gases, predominando o nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 20%) que possui função importante na manutenção da combustão e gás carbônico. O componente do ar que alimenta a combustão é o oxigênio.
Para que a combustão (queima) se realize é necessário a presença de um combustível e um comburente.
TEXTO Nº 48.
Em 1956, criou-se a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que, em 1971, fundou a Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear (CBTN), empresa de economia mista para desenvolver a pesquisa neste campo.
O Brasil está atualmente concluindo sua primeira usina nuclear em ITAORUNA, município de Angra dos Reis (RJ).
A política nuclear brasileira tomou grande impulso com o acordo Brasil-Alemanha Ocidental, segundo o qual nosso País receberá a tecnologia e fornecerá a matéria-prima.
Para implementar a nova política nuclear brasileira, que absorverá sofisticadíssima tecnologia e exigirá a construção de oito usinas termonucleares até 1985, foi criada a NUCLEBRÁS.
TEXTO Nº 49.
Rua Tonelero; Av. Rainha Elisabete; Praça da Bandeira; Travessa do Carmo etc., têm inicial maiúscula, pois o assunto é denominação de logradouros públicos. No entanto, rua, travessa etc., simplesmente, são grafados com minúscula: o garoto joga bola na rua; as praças do Rio vão ser arborizadas etc.
Quem mora, mora na, não à, como se observa, de quando em vez. Ex.: Marisa da Silva, residente à Rua Duvivier etc.; Margarida está residindo à Travessa Flores etc. Formas corretas: Marisa da Silva, residente na Rua Duvivier etc.; Margarida está residindo na Travessa das Flores etc.
São formas erradas: Nem eu não fui; nem Laila não jantou; nem o carro nem a moto não chegaram. As certas: Nem eu fui; nem Laila jantou; nem o carro nem a moto chegou etc. Não aplique não em frases, como as acima, com nem; o verbo, por sua vez, permanece no singular.
TEXTO Nº 50.
A população brasileira é composta da trilogia branco–negro–ameríndio, variando muito o grau de mestiçagem e pureza. Entretanto, torna-se bastante difícil definir até que ponto cada um desses elementos étnicos era ou não previamente mestiçado. Os portugueses trouxeram, e ainda trazem, uma complicada miscigenação de lusitanos, romanos, árabes e até negros que habitaram em Portugal. Isso sem contar os outros povos europeus que também contribuíram para a formação do povo brasileiro: italianos, espanhóis, alemães, eslavos, sírios. Os negros que Vieram para o Brasil pertenciam a dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantos. Os Sudaneses, de estatura alta e cultura elevada, foram instalados principalmente na Bahia. Os Bantos, vindos de Angola e Moçambique, predominaram na Zona da Mata Nordestina, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Os indígenas brasileiros pertencem aos grupos paleoamerríndios, que foram provavelmente os primeiros a migrarem para o novo mundo.
TEXTO Nº 51.
O otimismo, o bom humor, a alegria de viver devem constituir nosso estado de alma permanente. Se tivermos a alma sã e a saúde normal, tais sentimentos deverão persistir em nós, especialmente nas épocas críticas – tempos de crise – ocasiões em que os homens se queixam das dificuldades da vida.
Na época em que vivemos, indispensável se torna que nos fortaleçamos com todo otimismo e coragem que possuirmos. Precisamos dizer-nos que, se nos é impossível, muitas vezes, influir de modo decisivo nas circunstâncias, poderemos quase sempre influir em nós mesmos.
Mas com ser-se otimista – objetereis - quando tudo corre mal?
Responderemos: Ter a atitude otimista, do modo como a entendemos, é precisamente ter alcançado um estado de espírito positivo, apto sempre para a resistência, pronto para ver o que há de bom nas piores conjunturas, a acolher os acontecimentos com intenção de tirar, deles mesmos, o melhor resultado possível. Sabeis que com energia, força de vontade e paciência tudo obtereis.
TEXTO Nº 52.
Era uma vez um naviozinho que nuca havia navegado. Um dia, repleto de crianças, saiu para uma longa, longa viagem através do oceano. Todos partiram entusiasmados.
Ao fim, porém, de cinco ou seis semanas, começaram a faltar os víveres. Iam os tripulantes com paciência. Tentaram tudo. Em vão. E deram o desespero. Resolveram, então, tirar a sorte para saber qual deles serviria de alimento aos demais. Recaiu sobre o mais moço a escolha. Enquanto alguns já discutiam o tempero da refeição, o infeliz subiu ao mais alto mastro e, de lá, olhando as ondas ameaçadoras, fez ao céu uma ardente prece:
“Ó minha Nossa Senhora, perdoa os meus pecados e impede-os de me comer!”
Neste mesmo instante, milhares de peixinhos começaram a saltar para dentro do batel e foram avidamente apanhados.
Assim foi salvo o jovem marinheiro.
TEXTO Nº 53.
Doer nos ouvidos faz-nos lembrar apito; apito, por sua vez, leva-nos a usina... Outra coisa, de doer nos ouvidos, é buzina... Essa associação de idéias trouxe-nos uma vantagem: mostrar que, apesar de se grafar usina (com s), buzina, tão parecida, o é com z...
Se eu ver, quando eu ver, quando eles verem etc., por incorretas, devem ser corrigidas para: Se eu vir, quando eu vir, quando eles virem, se (nós) virmos etc. Videre (latim, ver) explica a presença do i.
O r, no final de muitas palavras, é motivo para que a maioria das pessoas erra na pronúncia – cobertô, diretô, fazê, comprá, pagá, convencê etc. O r final de tais palavras deve ser pronunciado, ainda que discretamente, cobertor (tor), diretor (tor), fazer (zer), comprar (prar) etc.
Para os desatentos, desapercebido é forma certa. Só mesmo para os despercebidos... Você, que é atento, percebeu que é errada a forma desapercebido e certa, despercebido.
TEXTO Nº 54.
A principais verminoses são a solitária o oxiúro, o amarelão, a lombriga e a esquistossomose.
A solitária é um verme chato com corpo dividido em segmentos que se desenvolve no intestino do homem. Pode alcançar vários metros e sua infestação se faz ao se ingerir cerne de porco ou de boi que estejam contaminadas.
O amarelão é produzido por um verme cilíndrico e ancilóstomo que tem um centímetro de comprimento. Vive no intestino do homem perfurando-o e alimentando-se dele. Suas larvas penetram na pele e desenvolve um verme adulto no organismo humano.
A lombriga é um verme cilíndrico com cerca de 15 cm de tamanho. Vive no intestino humano e sua infestação pode ser feita por verduras e hortaliças mal lavadas.
O oxiúro é um verme cilíndrico que mede de 3 a 12 mm de comprimento. Vive no intestino e provoca cólicas e disenterias. Ocorre auto infestação por coceira na região final do intestino.
A esquistossomose é causada por um verme achatado (esquistossoma) com aproximadamente 10 a 18 mm de comprimento. O verme que se desenvolve nas águas de lagoas sai de seu caramujo e penetra na pele.
TEXTO Nº 55.
Foi a fonte de energia que deu impulso à segunda e á terceira fases da Revolução Industrial. O petróleo ainda constitui a principal fonte de energia no atual estágio do desenvolvimento econômico do mundo, embora novas formas de energia venham sendo experimentadas, como a energia solar e a energia nuclear.
No Brasil, não havia uma política petrolífera até 1938, quando foi criado o Conselho Nacional do Petróleo, com o objetivo de orientar a pesquisa do petróleo e tomar medidas destinadas a garantir o abastecimento de derivados de petróleo.
No segundo Governo Vargas, foi criada a Petrobrás, pela lei 2.004, de 3-10-53. A Petrobrás detém o monopólio estatal do petróleo. É a maior empresa brasileira e uma das mais conceituadas do mundo.
TEXTO Nº 56.
Limiar, é por muitos, pronunciada Limear. Achamos que Linear (relativo a linhas, semelhante a linha), de significado absolutamente diverso, induza ao erro de pronúncia. Limiar é o mesmo que início, entrada, começo etc.
A preocupação de alguns em falar bem, leva-os à falsa certeza de que Gratuíto, além de bonito, é forma correta. Cuidado, pois, com essa palavra. È trissílaba – gra-TUI-to (gra-TUI-ta) etc. Pronuncie, portanto, graTUIto, sem acento no i (tui). Gratuíto é, portanto, incorreto.
Pronunciar ou escrever Largatixa, é de fazer subir na parede... Palavra originária do espanhol – largartija - , passou a lagartixa, no nosso idioma. Atenção, também, ao grafar ou pronunciar lagarto.
BEM-VINDO, DR. BENVINDO! Uma e outra, como se observa, têm significado diferente. Ao desejar boas-vindas, faça-o com bem-vindo, bem vinda, bem-vindos etc. Benvindo, no máximo, poderá ser o nome do recepcionado.
TEXTO Nº 57.
Os fatores mais decisivos para a difusão e o êxito da causa republicana foram: a influência das repúblicas vizinhas; a questão militar; o medo de que com a morte de D. Pedro II, o Brasil passasse a ser governado pelo Conde D’Eu, um estrangeiro; o descontentamento dos senhores de escravos depois da abolição. Embora o descontentamento em relação à monarquia fosse se generalizando, o respeito que se tinha a D. Pedro II dificultava a radicalização do movimento republicano. Uma série de boatos espalhados por republicanos e militares acabou por criar condições favoráveis à conclusão do processo republicano, e ao obter o apoio do Marechal Deodoro, vinculado aos republicanos paulistas, que a república fosse proclamada a 15 de novembro de 1.889.
TEXTO Nº 58.
A personalidade, qualidade misteriosa, fácil de reconhecer, mas difícil de definir, não se adquire de fora, é liberada do interior. Toda criança tem personalidade de sobra. Isso sucede porque ela não tem receios quanto à maneira de exprimir-se. Não sente a menor inibição, porque está numa fase de total despreocupação consigo mesma, e assim permanecerá até entrar em comunicação com outros seres humanos. Nas relações sociais recebemos constantemente sinais de advertência, os quais governam nossa liberdade de expressão. Um sorriso, um franzir de testa, uma dose de diferentes e hábeis indicações de aprovação de desaprovação, interesse ou falta de interesse, informam-nos continuamente sobre o efeito que causamos, sobre se estamos ou não acertando. Mas se a criatura torna demasiado consciente a sua preocupação pelo que pensam os outros, o fim é a inibição.
TEXTO Nº 59.
O Brasil parece um conjunto de vários países formando um continente ou um arquipélago. Não é por acaso que recebe apelidos como país dos contrastes, nem por acaso que se fala em dois Brasis, o do sul e o do norte. A diferença vai além desses pólos, não se limitando ao clima ou a topografia. Há regiões que sustentam outras, há regiões que recebem aeroportos supersônicos, enquanto outras dominadas pelos primitivos indígenas, só agora são conquistadas. Em conseqüência disso, não há apenas um tipo de habitação brasileira. Tanto a palhoça do índio como a cabana de madeira do descendente de certos colonos são habitações brasileiras. Também o barroco de caixote em um morro qualquer da cidade do Rio de Janeiro e as casas de sopapo em Goiás. Em outro plano, na passagem dos níveis mais baixos de renda para os médios, encontram-se casas de tijolo e telha com o mesmo aspecto em todo o país e, continuando a subir de nível, edifícios com fachadas de alumínio e vidro que se vêem em todos os centros de países desenvolvidos também são erguidos em nossos principais centros metropolitanos.
TEXTO Nº 60.
Diz-se, freqüentemente, antes-de-ontem, ao invés de anteontem. Forma certa, portanto, á anteontem; a outra, antes-de-ontem, é coisa do passado.
Dar ajuda direta ao mendigo, é, por vezes, desajudá-lo. Colaborar mensalmente com as instituições de caridade, é um modo efetivo de se evitar a mendicância. Observe a grafia correta das palavras mendigo e mendicância. Continuar escrevendo mendingo, mendincância etc., é revelar pobreza gráfica e oral...
Outra palavra, também trocada, é torácico. Por se referir a tórax, muitos a grafam deste modo: toráxico. Como certa, portanto, fiquemos com torácico.
A palavra dolo (dó) do grego dolon (dó), deve, por questão de etimologia, ser pronunciada com o o aberto – dolo (dó). Dolo (dô) é erro de dar dó...
Talvez por ser sempre um homem, a sentinela é chamada erradamente, de o sentinela. Formas corretas: A sentinela está atenta; várias sentinelas guardam o quartel etc.
TEXTO Nº 61.
O TATO é o sentido que utilizamos para reconhecer os objetos, estando com os olhos fechados. Normalmente, utilizamos as mãos para fazer esse reconhecimento, pois é nelas que o tato é mais pronunciado.
Os estímulos que determinam as sensações de calor, frio, dor, tato e pressão (força exercida sobre uma superfície) são recebidos na superfície do corpo e provocam atos voluntários ou involuntários. Se provocarem atos voluntários é porque os estímulos foram ao cérebro, de onde veio a ordem motora. Se provocarem atos involuntários é porque os estímulos foram à medula, de onde veio a ordem motora.
Os CORPÚSCULOS TÁTEIS são as estruturas responsáveis pelo sentido do tato. Eles estão situados na derme, mais profundamente do que as terminações nervosas, de tal modo que as sensações de dor são percebidas antes das sensações de tato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário