Advertisements

digitação

Re: DigitaÇÃo - treino

Gente,

eu passei no concurso p/ oficial de promotoria (MP-SP) e p/ escrevente (TJ-SP).

Não se preocupem tanto c/ a prova prática de ESCREVENTE. Ela não interfere na NOTA, basta fazer a média p/ não ser reprovado.

Eu não sei se a técnica vale p/ todos, mas direi como EU fiz p/ passar na época do MP-SP.

No MP conta nota, portanto eu PRECISAVA tirar uma nota próxima de 10, não apenas passar, ok?!

Eu escrevia "catando milho" e sempre olhando para o TECLADO. Minha velocidade era suficiente p/ tirar 5, mas não para tirar 10, por mais que eu treinasse meu método errado... Quando escrevemos errado, a nossa velocidade máxima tem um limite, por mais que treinemos.... 

Portanto, por minha CONTA e RISCO, assim q ACABOU a prova objetiva, eu nem esperei nota final, já fui procurar programas p/ aprender a escrever corretamente. O melhor que encontrei foi o DIGICERTO (busquem no google). Ele é pago, mas baratinho, e valeu cada centavo.

OBS: não sei se p/ TJ-SP essa eh a melhor estratégia, pois REAPRENDER a digitar sem vícios demanda uma desconstrução e reconstrução, algo que demanda muita paciência, comprometimento c/ o correto exercício e tempo. Como eu tava muito mal na lista do MP, era tudo (nota 10) ou nada, por isso arrisquei em aprender p/ tentar a nota máxima, pq já sabia que pelo meu método tradicional seria impossível tirar 10...

Enfim, baixei o programa e treinava RELIGIOSAMENTE de 2h a 3h por dia. Seguia exatamente o q o exercício pedia, mesmo sabendo que no início tudo parecia muuuuuito lento, um verdadeiro "aprender a andar" novamente. Mas, como num passe de mágica, com o passar das semanas, eu fui pegando o jeito (pq a forma correta oferece isso, é incrível) e no final de 1 mês, isso mesmo, 1 mês, eu já conseguia escrever com 10 dedos, SEM OLHAR P/ TECLADO. 

Dali pra frente foi ganhar velocidade e confiança.

No dia da prova eu COMPLETEI o texto, sem olhar p/ o teclado, sem olhar p/ a tela do computador, apenas olhando p/ a folha de texto entregue (sim, o seu cérebro aprende a escrever sem enxergar o que tá escrevendo e captar os erros cometidos na hora, aí sim vc olha p/ tela p/ corrigir).

Resultado final: tirei 9,6 (se não me engano). 


VANTAGENS DE APRENDER CORRETAMENTE ANTES DA PROVA DO TJ-SP: é um aprendizado p/ toda vida. TODOS os dias eu digito alguma coisa num teclado. É mais presente na minha vida do que dirigir ou andar de bicicleta. Eu não me imagino sem saber andar de bicicleta ou dirigir, portanto não me imagino mais sem saber digitar corretamente, com 10 dedos, sem olhar no teclado... Hj penso, como não aprendi isso antes..... 

A vantagem de aprender isso p/ o TJ é que se vc não aprender agora, não aprenderá mais, pq depois não haverá motivação p/ tal. Velhos hábitos são difíceis de largar e dependem de algo muito forte p/ impulsionar a mudança.


DESVANTAGEM DE APRENDER O MÉTODO CERTO P/ TJ-SP: tempo. Não é garantido q todos tenham a mesma velocidade de aprendizado que eu tenho. E como o TJ não obriga vc a tirar um NOTÃO, treinando o seu jeito tradicional talvez seja mais seguro do que reaprender em outro jeito q não é acostumado. Vc pode não tirar 10, mas provavelmente vai passar "catando milho" mesmo, desde que treine muito e todos os dias, sempre cronometrando seu desempenho e analisando os erros cometidos.


CONCLUSÃO FINAL: a escolha é sua. Há riscos em reaprender agora, mas eu reaprendi em 2 meses e acho que isso me poupou horas preciosas da minha vida, principalmente pq no TJ-SP fui trabalhar na sala de audiências e, pra quem não sabe, por lá a pressão é maior do que na prova de concurso... Vc tem que digitar oq o juiz fala, o que o advogado fala (não tudo, apenas alguns trechos) em tempo REAL, além de finalizar um termo q deve ser impresso e entregue logo no fim da audiência.... Imaginem todos esperando vc terminar p/ poderem ir embora???? 

O lado bom é que poucos vão p/ sala de audiência.... Mas quem vai tem q digitar rapidamente. E quem ficar nos cartórios, tem que digitar bem por necessidade diária do ofício, mas sem tamanha pressão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário