Mandar um WhatsApp pedindo ajuda pois você está sendo perseguido por um serial killer; chamar um taxi e checar qual a rota mais rápida até o hospital pois você está dando a luz; descobrir que local num raio de 5km vende torta pois bateu aquela fominha de doce ou até mesmo checar se alguém deu like naquela sua selfie na qual, não vamos mentir, a baixa qualidade da câmera frontal ajudou a corrigir certas imperfeições do seu rosto. As motivações para a urgência que sentimos de usar internet móvel podem nem sempre ser tão honrosas, mas a fissura bate e é fundamental saber quais os planos disponíveis para seu celu e, mais ainda, qual o melhor. Vamos resenhar? Vamos resenhar.
A Tim e a Oi andam focando seus serviços pensando em Internet e é isso que nos interessa. Estamos em 2015 e até sua bisavó já aprendeu a repassar corrente no WhatsApp, não há nenhum motivo para telefonar para alguém como um bárbaro da Idade Média. Infinitas as coisas que podem ser feitas com internet móvel. Nós definitivamente utilizamos bem:
Qual pacote cobre melhor essas necessidades? Vamos aos valores: O TIM Inifinity oferece 150MB por 7 reais semanais, o Oi Livre oferece 400MB por 10 reais. Calculando, a Oi cobra 2 centavos por cada megabyte, enquanto a TIM cobra 4 centavos. Cada 100mb da TIM custa 4,70 reais, enquanto Oi custa 2,50 reais. Dividindo a franquia em dia das semanas, com a Oi você tem 57mb diários, enquanto com a Tim você tem 26mb. Eu sei, a burocracia vertiginosa dos planos telefônicos são difíceis de entender, vamos simplificar:
Mas o céu fechou, uma nuvem negra pousou sobre sua cabeça e o pior agouro possível acaba de pipocar no seu celular: “Seu limite da internet 4G foi atingido”. E agora, irmãozinho? Você na fissura de pipar uma internetinha e nada dela funcionar. Pois a TIM e a Oi tem hotspots WiFi espalhados pela cidade, um serviço onde assinantes podem usar gratuitamente a rede de sua operadora ou até comprar créditos para o momento. Nossa equipe de profissionais saiu armada com seus smartphones para contabilizar os prós e contras desse quebra-galho tão pouco falado.
Bairro rico, bairro pobre, estação de trem, centro: andamos por uma grande variedade de cenários para checar a disponibilidade dos hotspots. A TIM aparecendo em alguns locais estratégicos enquanto a Oi se mostrava quase onipresente (uma pesquisa feita na Internet revelou que a Oi tem mais de um milhão espalhados pelo Brasil). Todavia, não verificamos todos um milhão de hotspots in loco — você sabia que in loco significa no local e não sob forte efeito de remédios? Por isso mesmo enviamos Marcelinho, nosso Ilze Scamparini, como informante das ruas pare verificar qual melhor sinal WiFi disponível.
A TIM e a Oi oferecem aplicativo que ajuda a localizar hotspots e facilitam a conexão. Mas vai que a sua pizzaria não tem pedido online ou você tenha sido acometido pelo remorso intenso e agora se doutrinou a telefonar semanalmente para sua mãe: qual o melhor pacote para ligações?
Ambas possibilitam falar com qualquer operadora igualmente, excluindo a necessidade de um chip para cada parente seu. Se você comprou iPhone para tentar parecer descoladinho, agora não precisa mais invejar seus amigos com celular dual chip. Mas aí vai um destaque: a Oi tem roaming nacional grátis.
Escolher a melhor companhia telefônica é como escolher qual tia-avó você prefere cumprimentar com um selinho: de qualquer modo você vai ficar com perfume de velha. Me perdi na metáfora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário