Advertisements

5 dicas para lidar com o ciúme no Facebook


A fórmula relacionamento sério + facebook nem sempre dá um resultado positivo. Isso porque o facebook pode ser o gatilho para crises de ciúme por causa de alguma interação na rede social. É o que está acontecendo com você? Está difícil controlar o ciúme ao ver certas pessoas ou comentários no facebook? Calma, que nós vamos te ajudar antes que o ciúme acabe com seu relacionamento. Consultamos psicólogos especialistas da Clínica Viva para dar dicas de como lidar com o ciúme no facebook. Dá só uma olhada:
1) Controle a raiva
Viu o(a) amado(a)dando um ‘curtir’ ou fazendo um comentário e não gostou? Primeiro, respire fundo. Tente responder com seu lado racional: existe MESMO motivo para ter ciúme dessa interação no facebook? Normalmente, não há. Saber identificar a diferença entre ameaças reais das infundadas ajuda a ter controle da situação e dos sentimentos.
2) Diálogo
Se você acredita que o parceiro não deveria ter feito algo no facebook, converse. Explique os motivos que o levou a não gostar, assim como ouça o que o outro tem a dizer. O diálogo entre o casal é importante para esclarecer possíveis mal-entendidos. Está de cabeça quente? Espere esfriar. O diálogo é mais produtivo quando ambas as partes estão dispostas em expor os sentimentos em vez de brigar.
3) Respeite a individualidade
Você acha que o parceiro deve só fazer aquilo que você quer? Cuidado! Cada indivíduo é único e respeitar isso é fundamental para que uma relação seja saudável. Portanto,respeite a necessidade do cônjuge ter o perfil pessoal no facebook. Isso também inclui evitar ficar vasculhando o perfil escondido ou exigir a senha como prova de amor.
4) Confie em si
Autoestima e autoconfiança são poderosas armas para não sentir tanto ciúme. Sentir-se bem, saber do próprio valor e de suas qualidades são formas de perceber que não é preciso ter tanto medo no relacionamento. Quer mais motivo para confiar em si? O parceiro também te escolheu. E, se por acaso, ele for embora, você vai sobreviver, acredite!
5)  Tenha vida própria
Pode parecer uma dica meio óbvia, mas os especialistas alertam que muita gente vive em função do parceiro, fazendo com que se esqueça de ter uma vida própria. Por isso, não se limite a ‘stalkear’ o facebook do namorado(a). Aproveite para cuidar de si, fazer atividades que lhe dão prazer, visitar pessoas queridas e, claro, curtir o namoro.
Fez tudo e o ciúme ainda é excessivo?
Há pessoas que, por mais que tentem, nunca conseguem controlar o ciúme. O resultado? Um relacionamento desgastado. Nesses casos, em que o ‘cuidar’ passa a ser obsessivo, é considerado ciúme patológico. Se você acha que é o seu caso ou de alguém que você conhece, saiba que é importante procurar ajuda profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário